quarta-feira, 10 de junho de 2015

Liberdade além da borda do espelho

A Mensagem de Mirror's Edge


Conheçam Faith, a personagem principal de Mirror’s Edge. Mas primeiro é necessário contar um breve resumo de sua história (sem spoilers, é claro).


Uma cidade fictícia, utópica. A criminalidade praticamente não existe, e todos vivem bem, aparentemente; não há obesidade, nem alcoolismo, nem outros males comuns na população. Entretanto nem tudo é um mar de rosas. Por trás dos panos, existe um governo rigidamente totalitário que controla toda a comunicação e a mídia, além de haver espiões por toda parte. Mas para que o governo implantasse essa nova política e acabar com toda a desordem, ele precisou “retirar” do povo seus direitos de liberdade e privacidade para finalmente atingir sua meta de cidade dos sonhos.

A história se concentra em Faith Connors e o mundo ao redor dela. No começo do jogo sua irmã mais nova, Kate, é falsamente acusada de assassinato. Ela precisa reunir forças para limpar seu nome e cumprir com seu objetivo que é entregar mensagens numa cidade que tem a comunicação altamente vigiada e controlada.
Faith é uma espécie de “corredora”, que percorre os prédios da cidade usando o parkour, uma prática física que consiste em se deslocar de um ponto a outro usando da forma mais eficiente as habilidades do corpo humano. Ela transporta mensagens para grupos rebeldes, e ao longo do tempo precisa enfrentar agentes que tentam impedi-la a qualquer custo de entregar esse conteúdo considerado “ilegal” pelo governo. 

Parece uma sinopse de livro, mas na verdade é um jogo.


Mas, por que falar de um jogo de videogame? Quero retratar a questão de liberdade. Viver em uma sociedade que tem seus direitos de liberdade reduzidos é o tema base deste jogo, e Faith nos mostra isso.


Por que se rebelar contra um governo que praticamente transformou a cidade em um lugar melhor? A cidade de Mirror’s Edge é uma aparente utopia: não há criminalidade, não há miséria, nem sofrimento; e ao mesmo tempo, não há liberdade de escolha, não há opinião. Tudo é encoberto em falsas verdades.  Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia. Quando o direito de falar e agir de uma pessoa são tirados, e este é obrigado a viver do modo que lhe impõe, ele perde sua essência; o ser humano é livre, isto é um direito.

Faith é uma mulher que vai além da borda do espelho. Ela se arrisca sua vida e luta contra um sistema que tenta tirar este direito, estando disposta a tudo, mesmo que seja correr na contramão. Os rebeldes que se levantam contra uma ditadura que tenta derrubá-los; uma história fictícia que tem muito a ver com a luta do povo contra a opressão. Isso nos leva a pensar até que ponto estamos dispostos a sair da zona de conforto e lutar, como diz o produtor do jogo, Owen O'Brien: "[Mirror’s Edge] pergunta quanto de sua liberdade pessoal está disposto a desistir de uma vida confortável. Não é uma menina contra essa ditadura policial-estado. É mais sutil do que isso."

Mirror's Edge tem em significado muito mais que "borda do espelho". Ele mostra que se deve ir além das "aparências" que o espelho revela. E Faith significa fé, a fé que precisa ter para lutar pelo que se acredita.

0 comentários:

Seguidores